Solidariedade

 

M.F.C.

 

O Movimento Familiar Cristão, fundado oficialmente no Uruguai em 1950, despontou no Brasil a partir do encontro de casais uruguaios com casais brasileiros da Ação Católica, durante o Congresso Eucarístico Internacional, gigantesco evento realizado em 1955, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.

Um primeiro grupo formou-se com casais do Rio e Niterói. Logo o novo Movimento se expandia para outros estados e, em pouco tempo, já se estendia de norte ao sul do país.

Casais pioneiros escreveram uma história memorável, num tempo de dificuldades de transportes e comunicações, presentes em distantes recantos do Brasil. Poucos anos depois, em 1963, o MFC brasileiro foi capaz de sediar o III Encontro Latino-Americano realizado na PUC-Rio, com mais de 1.200 participantes de todo o continente. Atualmente, aos 50 anos, o MFC congrega 8 mil famílias em 18 estados do Brasil. Aqui em Astolfo Dutra, o MFC apareceu há 24 anos atrás a convite de amigos comuns de Juiz de Fora, quando se formou o primeiro grupo com 6 casais da cidade, recebendo logo depois o casal Janete e Clério de Gusmão, antigos mefecistas transferidos para cá e também Padre Bernardo em 1983. E assim o MFC portuense foi crescendo.

Hoje, neste mês de julho, quando se comemora o cinqüentenário do MFC, a cidade envolve 25 famílias e convida você também para fazer parte desta FAMÍLIA MEFECISTA.

 

Pastoral da Criança

 

Em Astolfo Dutra, a Pastoral da Criança completa
11 anos. Parabenizamos e agradecemos a todas as pessoas que de maneira voluntária, disponibilizam seu tempo para orientar e promover as famílias, com especial atenção às crianças para que sejam amadas e bem cuidadas.

Entre as diversas ações da Pastoral da Criança estão visitação às famílias, promoção de pesagem das crianças, encontros mensais, contatos com movimentos populares, serviços da comunidade, postos de saúde, etc...Na foto, pessoas que têm Deus como aliado nesta caminhada laureada de excelentes resultados. Obrigado!